Comunicados e Resoluções

sábado, 24 fevereiro 2024 13:33

Reabilitação urgente do edificado escolar é fundamental para um ensino de qualidade

O grupo de Trabalho da Educação do Bloco analisou a situação do edificado e dos recursos materiais da Escola Pública, elaborando uma posição sobre a necessidade de haver um plano de investimento que qualifique as escolas e que as dote de equipamentos fundamentais para a segurança e o conforto dos alunos e profissionais, bem como para as exigências de uma educação holística que trabalhe todas as áreas do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Ler comunicado.
domingo, 21 janeiro 2024 16:45

Posição sobre reintegração dos docentes na CGA

O grupo de Trabalho da Educação do Bloco de Esquerda tomou posição sobre a urgência de reintegração dos docentes na CGA, não devendo persistir o atual vazio, nem tolerar-se qualquer expediente que continue a penalizar estes profissionais. Considera a atual situação como inaceitável devido à injustiça que representa, bem como o atropelo aos direitos destes professores. A lei deve ser cumprida e não se pode tolerar que esteja em causa a segurança de apoio social destes profissionais. A sua inscrição na CGA deve ser imediata, por ser justa, legal e por ser urgente na proteção de direitos. Ler posição do grupo de trabalho.

quinta-feira, 21 setembro 2023 10:28

É preciso levar a Educação a sério!

O Grupo de Trabalho de Educação do Bloco de Esquerda elaborou um folheto para distribuição nas escolas  e comunidade educativa, na sequência do início do ano letivo 2023/2024. Aqui se recordam alguns dos principais momentos e decisões políticas que nos fizeram chegar até aqui, a falta de professores, a desvalorização da carreira e um conjunto de propostas que o Bloco defende para a Educação, para os professores, alunos, edificado e sistema educativo. com o objetivo de sensibilizar a comunidade para os problemas e as soluções políticas do Bloco para a Educação. Ler folheto.

segunda-feira, 26 junho 2023 16:00

Questões à Comissão Europeia sobre Serviços Mínimos e tempo de Serviço

O Grupo de Trabalho da Educação do Bloco de Esquerda contribuiu para a elaboração de duas perguntas à Comissão Europeia sobre os Serviços Mínimos decretados em Educação e o tempo de serviço docente, nomeadamente as ultrapassagens e injustiças verificadas. Leia aqui os textos das perguntas e as respetivas respostas.

quarta-feira, 17 maio 2023 13:34

A cultura da avaliação inútil e kafkiana - o caso das provas de aferição

Texto do Grupo Trabalho Educação do Bloco de Esquerda sobre as provas de aferição, publicado a 12 de maio de 2023. Ler documento.

quarta-feira, 17 maio 2023 13:31

Posição do GTEdu do BE sobre negociações com professores e a apreensão quanto ao futuro da Educação Pública em Portugal

Posição do GTEdu do BE sobre negociações com professores e a apreensão quanto ao futuro da Educação Pública em Portugal, publicada a 12 de maio de 2023. Ler documento

Pág. 1 de 3

Grupo Parlamentar

Grupo Parlamentar Bloco de Esquerda

Notícias

esquerdanetlogo

Adere

adere

13convlat1

Programa eleitoral

programa2022a

BANNER CONFERENCIA 2022

resolucoes

 

videos bloco

 

tempos antena

Pão e Cravos

Pao Cravos WebA Instagram

Esquerda Europeia

Ler manifesto em inglês ou francês