quinta, 12 julho 2018 14:47

Nota de pesar do Bloco de Esquerda pelo falecimento de José Augusto Rocha

O Bloco de Esquerda apresenta à sua família e amigos o seu profundo sentimento de pesar, com a certeza de que a sua vida e obra se inscrevem na nossa história coletiva como um património que inspirará várias gerações.

Deixa-nos hoje uma figura incontornável da democracia portuguesa. José Augusto Rocha foi dirigente da Associação Académica de Coimbra durante a crise académica de 1962, condição que o opõe à ditadura do Estado Novo. Dinamiza e integra várias iniciativas de protesto, da qual se destaca o I Encontro Nacional de Estudantes, organizado à revelia do regime, o que lhe vale a expulsão de todas as Escolas Nacionais por dois anos e a condição de preso político no Forte de Caxias. Poucos anos mais tarde, em 1969, inicia nas varas dos tribunais plenários um corajoso percurso de advogado de defesa dos presos políticos e de denúncia das graves e reiteradas violações dos direitos humanos por parte do regime de Salazar e Caetano. Vencida a ditadura fascista, prossegue com o seu notável percurso cívico de defesa intransigente dos direitos humanos e dos elementos constitucionais fundadores do Estado de Direito democrático português. Envolve-se em várias causas sindicais e de defesa dos direitos dos trabalhadores, bem como de apoio à intervenção cultural. Envolve-se em várias causas sindicais e de defesa dos direitos dos trabalhadores, bem como de apoio à intervenção cultural.

O Bloco de Esquerda apresenta à sua família e amigos o seu profundo sentimento de pesar, com a certeza de que a sua vida e obra se inscrevem na nossa história coletiva como um património que inspirará várias gerações na defesa determinada da liberdade e da justiça social plenas.

Folheto Nacional

folhetobloco201807