nazare060723O Bloco de Esquerda - Madeira esteve ontem no Bairro da Nazaré para denunciar a degradação dos espaços públicos daquela zona que considera «extremamente preocupante». Roberto Almada explicou que o Instituto da Habitação e a Câmara Municipal do Funchal têm de proceder «urgentemente à renovação e a reconstrução dos espaços de lazer», nomeadamente para as crianças que «não têm onde estar».

Segundo o mesmo, o bairro encontra-se num estado de «degradação acelerado». Janelas partidas, elevadores que não funcionam que dificultam as pessoas idosas de se deslocarem dentro destes edifícios, são críticas apontadas.

Para colmatar esta lacuna, Roberto Almada defende que tem de existir uma «co-responsabilização tanto dos moradores como do Instituto da Habitação», uma parceria que considera importante para a recuperação deste bairro. A sobrelotação é outro problema apontado. «Existem apartamentos onde num só quarto dormem 5 pessoas», explicou. Situações que demonstram que o «problema da habitação na RAM está muito longe de ser resolvido», explicou.

A solução apontada prende-se com a aposta na construção da habitação a custos controlados e de renda social .

Centros de actividades de tempos livres para as crianças e centros de dias para os idosos são outras medidas que considera importante para a Nazaré.

É preciso terminar com a «vacatura de cama onde se metem as vacas nos estábulos, fecha-se a porta e deixa-se entregues à sua sorte. Estas pessoas não são animais e devem ser tratadas como pessoas», concluiu.